Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos actuais
Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Links relevantes

Conferência O nosso Mundo visto por Maria Filomena Mónica

O nosso Mundo visto por Maria Filomena Mónica foi o título da conferência que teve lugar dia 3 de Dezembro, a partir das 21 horas, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta.

Esta foi uma iniciativa do Núcleo Cultural da Horta que, no final de Março deste ano, deu início a um ciclo de conferências com a designação genérica O nosso Mundo visto por…, o qual teve então como primeiro convidado Avelino Meneses, Reitor da Universidade dos Açores.

A exemplo da anterior, esta conferência, cuja realização contou com o apoio da Direcção Regional da Cultura, teve entrada livre.

Na ocasião, foi também apresentado ao público faialense o livro Os Cantos – A Tragédia de uma Família Açoriana, a mais recente obra de Maria Filomena Mónica, numa iniciativa da Alêtheia Editores.

A apresentação deste livro, que a autora já classificou como “a obra da sua vida”, esteve a cargo de Luís São Bento, Director da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Sociologia pela Universidade de Oxford, Maria Filomena Mónica é investigadora-coordenadora emérita do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

É autora de mais de uma vintena de livros, tendo publicado nos últimos dez anos, entre outros títulos, Eça de Queirós, Isabel, Condessa de Rio Maior, Dicionário Biográfico Parlamentar, 1834/1910 (org.), As Farpas (org.), Bilhete de Identidade, D. Pedro V, Ensaios sobre Eça de Queirós, Confissões de uma Liberal, Cesário Verde, Nós, os Portugueses, Vale a Pena Mandar os Filhos à Escola? e, agora, Os Cantos - A Tragédia de uma Família Açoriana.

Última actualização a 14.03.2011 Voltar ao topo