Tábua de siglas e abreviaturas
Agradecimentos
11
Prefácio
15
Introdução
Capítulo I
Pano de fundo
25
“A Muito Leal Cidade da Horta”
“A maior cidade pequena do mundo”; Rua Direita; Passeio Público: um retrato da Horta; Cosmopolitismo (Hospitalidade ou “arte de bem receber” / A “Estrangeiridade”)
44
Sinais de progresso e crise
Crises de subsistência: “Não há milho!”; Em torno da emigração (Emigração clandestina); Uma doca para a Horta
Capítulo II
A “cruzada” contra a ignorância: a instrução
71
Ensino primário
Criação de escolas primárias; Casa da escola; Escola versus trabalho do campo; Conferências pedagógicas
90
Liceu da Horta
Criação e instalação do Liceu da Horta; Um desafio: casa do Liceu; Uma reivindicação: Liceu central; Um problema: escassez de alunos.
100
Estas “outras escolas”
Escolas nocturnas de associações locais (Da “Sociedade Amor da Pátria” / Do “Grémio Literário Faialense” / Do “Grémio Literário Artista Faialense” / Da “Sociedade Humanitária de Literatura e Agricultura); Escolas, aulas ou explicações por iniciativa individual de professores; Iniciativa particular sob a forma de Colégio
Capítulo III
Cultura e sociabilidades
117
Sociedades e grémios
127
“Sobe o pano às 9 horas”
135
“Estes nossos artistas”
143
Comemorativismo: o “Tricentenário de Camões”
149
“O gosto pela letra redonda”: a imprensa periódica
Um jornal: O Grémio Literário; Um jornalista: João José da Graça
Capítulo IV
Em favor dos pobres
173
“Asilo de Infância Desvalida”
Criação e instalação do “Asilo de Infância Desvalida”; Um problema crónico: dificuldades financeiras; Depois do Asilo, que futuro?
183
Crianças da roda
Rodeiras e amas de leite; “A infeliz classe dos expostos”
Considerações finais
Fontes e bibliografia
Apêndices
Anexos
Créditos das ilustrações
Índice de quadros
Índice de gráficos
Índice de apêndices
Índices de anexos
Índice geral
|