Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos actuais
Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Links relevantes

Institutos Culturais Açorianos reuniram no Faial em Outubro de 2005

A primeira reunião conjunta entre os quatro Institutos Culturais Açorianos aconteceu dia 14 de Outubro de 2005 na cidade da Horta.

Cerca de cinquenta anos depois da sua fundação, os representantes do Instituto Histórico da Ilha Terceira, do Instituto Cultural de Ponta Delgada, do Instituto Açoriano de Cultura e do Núcleo Cultural da Horta encontraram-se numa reunião histórica, onde analisaram as dificuldades com que se debatem, as exigências actuais que se colocam à sua actividade, o papel que podem desempenhar na promoção e divulgação cultural, o relacionamento existente com os poderes regional e autárquico e os caminhos de cooperação que se disponibilizaram a iniciar e desenvolver entre si.

Na reunião foi aprovada a elaboração de um documento a ser apresentado, em devido tempo, ao Governo Regional dos Açores, onde serão expressas as reflexões e propostas dos Institutos Culturais Açorianos sobre o seu papel na sociedade açoriana e sobre o seu relacionamento com o poder regional.

Foi igualmente aprovado darem-se os primeiros passos no aprofundamento da cooperação inter-institutos. Neste domínio, pretende-se avançar com a criação das suas páginas na Internet, com links entre elas e com as suas livrarias virtuais. Foi também decidida a participação conjunta em Feiras do Livro de âmbito nacional e a criação entre os institutos de uma rede de distribuição e venda das suas edições.

Finalmente, foi aprovado realizar anualmente o encontro dos Institutos Culturais Açorianos.

Última actualização a 02.07.2007 Voltar ao topo