Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos actuais
Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Links relevantes

Núcleo Cultural da Horta dedica Boletim de 2007 ao cinquentenário do Vulcão dos Capelinhos

O Vulcão dos Capelinhos, cuja erupção teve início há 50 anos, foi o tema central do último número do Boletim do Núcleo Cultural da Horta, que foi lançado dia 3 de Outubro de 2007, pelas 20:30 horas, na Sociedade Amor da Pátria.

Patrocinado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, este Boletim, que tem 316 páginas e uma tiragem de 500 exemplares, teve como editor Luís M. Arruda e o seu lançamento, numa cerimónia que foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Fernando Meneses, enquadrou-se no programa das Comemorações do 50.º Aniversário do Vulcão dos Capelinhos.

A abrir a sessão, a presidente da Direcção do NCH, Maria Zoraida de Saldanha Nascimento, fez um balanço da actividade desenvolvida pela instituição nos últimos 12 meses, destacando, como momentos mais significativos, os seguintes: realização do Concurso de Presépios e Altarinhos; lançamento do Boletim n.º 15; declaração pelo presidente do Governo dos Açores do NCH como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública; atribuição ao NCH da Insígnia Autonómica de Mérito Cívico pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; participação nas Comemorações do Bicentenário do Nascimento do Duque de Ávila e Bolama; edição do livro Em Dias Passados – Figuras, Instituições e Acontecimentos da História Faialense, da autoria de Fernando Faria Ribeiro; construção da página Web do Núcleo (http://www.nch.pt); aprovação de novos Estatutos; e eleição de novos Órgãos Sociais.

Anunciou, também, que a partir do próximo número o Boletim do NCH passará a ter como editor Ricardo M. Madruga da Costa, em substituição de Luís M. Arruda, por este se ter manifestado indisponível para continuar a exercer as funções iniciadas em 2003.

Foi palestrante naquela sessão cultural Rui Coutinho, professor auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e membro do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, que apresentou uma comunicação intitulada Capelinhos 2007.

Este docente, que já exerceu o cargo de director regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos entre Abril de 2001 e Dezembro de 2004, doutorou-se em 2002 no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia pela Universidade dos Açores, com a apresentação de uma tese com o título Elementos para a monitorização sismovulcânica da ilha do Faial (Açores): caracterização hidrogeológica e avaliação de anomalias de Rn associadas a fenómenos de desgaseificação.

O sarau cultural encerrou com a actuação de Yuri Gertsev (violino) e Marcello Guarini (piano), ambos professores do Conservatório Regional da Horta, que executaram vários trechos musicais dos compositores Georg Friedrich Handel (1.º e 2.º Andamentos da Sonata n.º 4), Dmitri Schostakovich (Romanza), Johann Strauss (Valsa) e Fritz Kreisler (Marcha de Viena e Amor).
Última actualização a 15.04.2008 Voltar ao topo