Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos actuais
Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Links relevantes

Núcleo Cultural da Horta lança brochura “De New Bedford aos Mares do Sul”

“De New Bedford aos Mares do Sul. Uma viagem da barca Sea Ranger com escala pelo Fayal em 1869” é o título da brochura que o Núcleo Cultural da Horta acaba de editar (Agosto de 2008) com o patrocínio do Peter – Café Sport.

A par de textos explicativos de Ricardo Manuel Madruga da Costa, este pequeno livro reproduz ainda, a cor, seis das 29 aguarelas de uma pequena “história aos quadradinhos” construída por um dos tripulantes da barca baleeira americana Sea Ranger, na viagem que a trouxe ao Faial em 1869, onde esteve de 13 para 14 de Novembro a descarregar óleo de cachalote para deixar em depósito.

Destas seis gravuras com interesse para os Açores, três foram mesmo inspiradas na ilha do Faial – uma apresenta uma panorâmica da Baía da Horta, enquanto as duas restantes tratam aspectos do quotidiano citadino, como a venda de queijos e os vendedores de laranjas.

Estas pequenas gravuras já foram reproduzidas em 1983 por Kenneth R. Martin no seu “Whalemen’s Paintings and drawings”, se bem que a obra daquele autor americano não tivesse tido qualquer divulgação junto do público português.

A justificar esta iniciativa do Núcleo Cultural da Horta, acresce, ainda, a circunstância de, na edição de 1983, as gravuras agora publicadas terem ficado “diluídas num conjunto vasto de arte popular executada por baleeiros” e terem sido então reproduzidas a preto e branco quando, de facto, são gravuras a tinta e aguarela.

Por sua vez, a capa desta brochura reproduz um quadro a óleo sobre tela, existente no New Bedford Whaling Museum, representando a barca baleeira Sea Ranger ao largo da ilha do Pico, da autoria do artista inglês Charles Sidney Raleigh (1830-1925).

Com uma tiragem de 500 exemplares, que já estão à venda nas lojas do Peter – Café Sport, esta edição contou ainda com o patrocínio científico de Centro de História de Além-Mar e o apoio da Direcção Regional da Cultura e da empresa Davide Marcos.

Última actualização a 08.12.2008 Voltar ao topo