Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos actuais
Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Links relevantes

Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”

O Faial e a Periferia Açoriana

O V Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX” terá lugar de 17 a 20 de Maio de 2010 nas ilhas do Faial e de S. Jorge.

O evento, cujas últimas edições decorreram de quatro em quatro anos, é uma iniciativa conjunta do Núcleo Cultural da Horta, da Câmara Municipal da Horta e da Coordenação da Direcção Regional da Cultura na Ilha do Faial.

“A república e o governo das Ilhas (1910 -2010)”, “As dinâmicas do povoamento e a criação dos municípios: no V centenário do concelho do Topo - S. Jorge (1510-2010)”, “Sociedade, Comportamentos e Quotidianos”, “Agricultura, Comércio e Indústria”, “População, Emigração e Diáspora”, “Religião, Poderes e Instituições” e “Cultura, Artes e Património” são as áreas temáticas do colóquio do próximo ano.

Este colóquio tem como objectivos estimular a investigação, o debate e a divulgação de temas de natureza histórica que incidam, essencialmente, sobre as ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, aquelas que, por serem mais periféricas, têm sido, também, objecto de menos estudos.

A Comissão Científica deste quinto colóquio é constituída por Artur Teodoro de Matos, Avelino de Freitas de Meneses, João Saramago, José Guilherme Reis Leite, Maria Norberta Amorim e Ricardo Madruga da Costa, enquanto a Comissão Organizadora integra Estela Silveira, Francisco Gomes, Jorge Costa Pereira e Margarida Barreto.

As anteriores edições deste colóquio decorrem em 1993 (no Faial e no Pico), 1997 (no Faial e em S. Jorge), 2002 (no Faial e nas Flores) e 2006 (no Faial e Pico).

Última actualização a 11.05.2009 Voltar ao topo