Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos actuais
Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Links relevantes

Plano de Actividades do Núcleo para 2009

“Os Açores e a sua dimensão oceânica” é o tema do Boletim n.º 18/2009 do Núcleo Cultural da Horta (NCH), a lançar em Outubro próximo, sob a direcção de Ricardo Madruga da Costa.

Do plano de actividades do Núcleo Cultural da Horta para o corrente ano, aprovado pela Assembleia-Geral em finais de Fevereiro último, faz ainda parte a publicação, em co-edição com a Câmara Municipal da Horta, do livro Posturas da Câmara da Horta: 1603 – 1839, com transcrição de José Elmiro Rocha, Introdução de Mário Viana e Índices de Fernando Faria Ribeiro.

Para 2009, o NCH projecta ainda a publicação do livro História, Cultura e Desenvolvimento numa cidade insular. A Horta entre 1853 e 1883, de Carlos Manuel Gomes Lobão, e a edição de um “kit” com gravura da cidade da Horta no tempo do lançamento dos cabos submarinos (1900).

Durante o corrente ano, o Núcleo irá dar início, também, aos trabalhos preparatórios com vista à edição de dois livros: Ilha do Faial. Açores. Contribuição para o estudo da sua linguagem, etnografia e folclore, de Maria de Fátima Freitas Baptista, e O Estado da Administração do Distrito da Horta entre 1843 e 1877. A versão impressa dos Relatórios dos Governadores Civis e das Consultas da Junta Geral.

O lançamento do V Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”, a realizar em Maio de 2010 na cidade da Horta e na vila do Topo, a realização de um sarau cultural para lançamento do Boletim n.º 18 e do Concurso de Presépios e Altarinhos de Natal e a manutenção da Página do Núcleo Cultural da Horta na Internet são outras das iniciativas programadas para 2009.

Na sua última reunião, a Assembleia-Geral aprovou também o Orçamento para o corrente ano e a Conta de Gerência e o Relatório de Actividade referentes a 2008.

Do Relatório de Actividades de 2008 sobressaem, a nível editorial, a publicação do Boletim n.º 17/2008, dedicado ao Bicentenário do nascimento do Duque d’Ávila e Bolama, e dos livros De New Bedford aos Mares do Sul - uma viagem da barca Sea Ranger com escala pelo Fayal em 1869, com texto de Ricardo M. Madruga da Costa, e O Faial e os Portugueses, da autoria de Thomas Wentworth Higginson.

A par do Concurso de Presépios e Altarinhos e da actualização da sua Página na Internet, o NCH promoveu também, em Outubro do ano passado, um sarau cultural para lançamento do seu Boletim. Esta iniciativa integrou um pequeno concerto pelos músicos Yuriy Gertsev (violino), Natalia Bauer (violoncelo) e Ludmila Chovkova (piano), professores do Conservatório Regional da Horta, enquanto Maria Alice Samara, do Instituto de História Contemporânea, apresentou uma comunicação intitulada “Do Regicídio à República: velhos inimigos e novos combates”.

Última actualização a 11.05.2009 Voltar ao topo