Plano de Actividades do Núcleo para 2009
“Os Açores e a sua dimensão oceânica” é o tema do Boletim n.º 18/2009 do Núcleo Cultural da Horta (NCH), a lançar em Outubro próximo, sob a direcção de Ricardo Madruga da Costa.
Do plano de actividades do Núcleo Cultural da Horta para o corrente ano, aprovado pela Assembleia-Geral em finais de Fevereiro último, faz ainda parte a publicação, em co-edição com a Câmara Municipal da Horta, do livro Posturas da Câmara da Horta: 1603 – 1839, com transcrição de José Elmiro Rocha, Introdução de Mário Viana e Índices de Fernando Faria Ribeiro.
Para 2009, o NCH projecta ainda a publicação do livro História, Cultura e Desenvolvimento numa cidade insular. A Horta entre 1853 e 1883, de Carlos Manuel Gomes Lobão, e a edição de um “kit” com gravura da cidade da Horta no tempo do lançamento dos cabos submarinos (1900).
Durante o corrente ano, o Núcleo irá dar início, também, aos trabalhos preparatórios com vista à edição de dois livros: Ilha do Faial. Açores. Contribuição para o estudo da sua linguagem, etnografia e folclore, de Maria de Fátima Freitas Baptista, e O Estado da Administração do Distrito da Horta entre 1843 e 1877. A versão impressa dos Relatórios dos Governadores Civis e das Consultas da Junta Geral.
O lançamento do V Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”, a realizar em Maio de 2010 na cidade da Horta e na vila do Topo, a realização de um sarau cultural para lançamento do Boletim n.º 18 e do Concurso de Presépios e Altarinhos de Natal e a manutenção da Página do Núcleo Cultural da Horta na Internet são outras das iniciativas programadas para 2009.
Na sua última reunião, a Assembleia-Geral aprovou também o Orçamento para o corrente ano e a Conta de Gerência e o Relatório de Actividade referentes a 2008.
Do Relatório de Actividades de 2008 sobressaem, a nível editorial, a publicação do Boletim n.º 17/2008, dedicado ao Bicentenário do nascimento do Duque d’Ávila e Bolama, e dos livros De New Bedford aos Mares do Sul - uma viagem da barca Sea Ranger com escala pelo Fayal em 1869, com texto de Ricardo M. Madruga da Costa, e O Faial e os Portugueses, da autoria de Thomas Wentworth Higginson.
A par do Concurso de Presépios e Altarinhos e da actualização da sua Página na Internet, o NCH promoveu também, em Outubro do ano passado, um sarau cultural para lançamento do seu Boletim. Esta iniciativa integrou um pequeno concerto pelos músicos Yuriy Gertsev (violino), Natalia Bauer (violoncelo) e Ludmila Chovkova (piano), professores do Conservatório Regional da Horta, enquanto Maria Alice Samara, do Instituto de História Contemporânea, apresentou uma comunicação intitulada “Do Regicídio à República: velhos inimigos e novos combates”.
|