Núcleo edita Actas do Colóquio "O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XX"
As Actas do Colóquio "O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XX", que decorreu em Maio de 2010 nas ilhas do Faial e de São Jorge, acabam de ser publicadas pelo Núcleo Cultural da Horta.
Com uma tiragem de 300 exemplares, este livro de 720 páginas, cujo lançamento ocorreu durante a Festa do Livro, realizada na Horta por ocasião da Semana do Mar, reúne mais de três dezenas de comunicações e a sua edição contou com o apoio do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, e da EDA – Electricidade dos Açores.
"A República e o governo das ilhas (1910-2010)", "As dinâmicas do povoamento e a criação dos municípios: no V centenário do concelho do Topo – S. Jorge (1510-2010)", "Sociedade, Comportamentos e Quotidianos", "Agricultura, Comércio e Indústria", "População, Emigração e Diáspora", "Religião, Poderes e Instituições" e "Cultura, Artes e Património" são as áreas temáticas que enquadraram as comunicações agora reunidas em livro.
Este prestigiado colóquio, cuja primeira edição remonta a 1993, realiza-se ultimamente de quatro em quatro anos e tem como objectivos estimular a investigação, o debate e a divulgação de temas de natureza histórica que incidam, essencialmente, sobre as ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, aquelas que, por serem mais periféricas, têm sido, também, objecto de menos estudos.
A quinta edição do colóquio, que teve lugar entre 17 e 20 de Maio de 2010 nas ilhas do Faial (Horta) e de São Jorge (Velas e Topo), foi uma iniciativa conjunta do Núcleo Cultural da Horta, da Câmara Municipal da Horta e da Coordenação da Direcção Regional da Cultura na Ilha do Faial, e contou com os contributos do Centro de História de Além-Mar (CHAM) e da Santa Casa da Misericórdia das Velas, que liderou a organização do encontro em São Jorge.
|