Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos atuais
Atividades Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Proposta para sócio Links relevantes

Relatório de atividades 2012

Atividade Editorial
- Publicação do Boletim do Núcleo Cultural da Horta n.º 21-2012, dirigido pelo Prof. Dr. Ricardo M. Madruga da Costa, dedicado ao tema “Identidades em contexto de mudança”.
- Edição do livro Ilha do Faial. Açores. Contribuição para o estudo da sua linguagem, etnografia e folclore, de Maria de Fátima Freitas Baptista. Os trabalhos preparatórios sofreram um atraso devido ao facto de não ser possível digitalizar em texto editável atendendo ao grande número de símbolos fonéticos.
- Edição do livro O Estado da Administração do Distrito da Horta entre 1843 e 1868. A versão impressa dos Relatórios dos Governadores Civis e das Consultas da Junta Geral. Decorre a Atualização da ortografia. Devido ao falecimento da Profª Dra. Fátima Sequeira Dias, que havia aceitado o convite para fazer a Introdução à obra, ter-se-á de reiniciar esse processo.
- Edição do livro Visitações do Corvo. Decorrem as transcrições. A direção da obra decorre sob a Coordenação dos Profs. Dr. Artur Teodoro de Matos e José Guilherme Reis Leite.

Iniciativas Culturais
- Sarau cultural para lançamento do Boletim n.º 21 do N. C. da Horta. Foi conferencista o Prof. Dr. António José Telo, Professor Catedrático de História na Academia Militar, que apresentou uma conferência subordinada ao tema “Um perturbador mundo novo". O sarau cultural encerrou com um concerto pela Tuna da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense. Realizado em Outubro.
- Concurso de Presépios e Altarinhos. Participaram 13 concorrentes (sete presépios e seis altarinhos), tendo o júri atribuído 11 prémios (quatro presépios tradicionais, três presépios originais e quatro altarinhos) e duas menções honrosas.
- Manutenção da Página do Núcleo Cultural da Horta na Internet. Disponível no seguinte endereço: www.nch.pt. Última atualização em dezembro.
- Ciclo de Conferências “O nosso mundo visto por…”. Não se realizou a conferência prevista por não haver disponibilidade financeira.

Horta, 15 de fevereiro de 2013.

A Direção do Núcleo Cultural da Horta,
Maria Zoraida de Saldanha Nascimento (Presidente)
Alberto Romão Madruga da Costa (Vice-Presidente)
Margarida Barreto (Secretária)
Francisco António Nunes Pimentel Gomes (Tesoureiro)
Jorge Alberto Costa Pereira (Vogal)

 

Última actualização a 21.03.2016 Voltar ao topo