Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos atuais
Atividades Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Proposta para sócio Links relevantes

Relatório de atividades 2015

Enquadramento
Na sequência de várias reuniões com a Direção Regional da Cultura e face à situação que o Núcleo Cultural da Horta enfrentava de absoluta impossibilidade de manter qualquer atividade, por falta de apoio oficial através das habituais candidaturas daquela direção regional, foi encontrada uma solução satisfatória e que se traduzirá num novo incremento de concretização dos nossos projetos. Com efeito, para além da candidatura habitual aos apoios às atividades culturais, foi possível assinar com a Direção Regional da Cultura um contrato de financiamento, no valor de vinte mil euros, que compromete o Núcleo Cultural da Horta a realizar em 2015 e 2016 os seguintes projetos, que estão em curso:

Preservar a memória da Horta dos clippers da “Pan American” – O The Horta Swell, que prevê:

A reedição fac-similada da coleção completa do periódico “The Horta Swell”: 6 números (n.º 1, 30 Dezembro 1939 – n.º 6, 7 Janeiro 1940) a cargo de um corpo redatorial composto por Jane Gradenigo, Pedro Domecq e Max Thornburg. Horta: Tipografia de O Telégrafo.
Para além do fac-simile, será publicado um estudo de enquadramento sobre os Clipper’s da Pan American e a escala da Horta, bem como notas explicativas sobre os redatores desta coleção de folhetos e sobre os acontecimentos que estão na base do “The Horta Swell”. Os textos serão da autoria do Professor Doutor Carlos Guilherme Riley, da Universidade dos Açores.
Procurando acrescentar valor documental e bibliográfico a esta edição, serão reproduzidos outros folhetos e ainda incluídas algumas fotografias com interesse histórico sobre aqueles conteúdos.

As ilhas do Faial e Pico na visão de Charles Hickling (1865-1867).

O projeto visa promover a recolha e tratamento de um extenso epistolário existente na Massachusetts Historical Society (Boston), cujo conteúdo respeita à correspondência enviada do Faial por Charles Hickling para familiares nos EUA, ao longo do ano de 1866, com vista a uma edição concebida em moldes idênticos aos que foram adotados na edição pelo NCH da obra de Silas Weston (Um Observador observado).
A obra intitular-se-á “Os dias de Charlie nas Western Islands – As ilhas do Faial e do Pico na visão de um turista americano a meados do século XIX”.
São autores da investigação e dos textos os seguintes professores universitários: Ricardo Madruga da Costa, Carlos Guilherme Riley e Maria Isabel Whytton Albergaria.

Os Dennis Wood Abstracts – um repositório de relevância para os Açores (Faial)

No New Bedford Whaling Museum existe um invulgar repositório de informação baleeira com grande interesse para o conhecimento da participação açoriana na atividade baleeira da frota dos EUA. Trata-se de um conjunto de 10 grossos volumes manuscritos onde são registadas entradas contendo informação sobre o progresso das viagens de muitos dos navios da frota yankee ao longo das suas campanhas e onde se dá conta da sua rota e das capturas de cetáceos e barris de óleo produzidos. O nome da ilha do Faial surge com inusitada frequência nestes registos, pelo que a realização de um levantamento das entradas relativas à ilha do Faial seria do maior interesse para o aprofundamento do conhecimento sobre este tema.
Coordena o projeto o Professor Dr. Ricardo Madruga da Costa.

Atividade Editorial
- Publicação do Boletim do Núcleo Cultural da Horta n.º 24-2015, dirigido pelos Profs. Drs. Ricardo M. Madruga da Costa e Magda Carvalho, dedicado ao tema “Direitos Humanos: atualidade e perspetivas”.
- Publicação das “Atas do VI Colóquio ‘O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX’ ”.

Iniciativas Culturais
- Sarau cultural para lançamento do Boletim n.º 24 do NCH. Foi lançado no dia 27 de novembro de 2015 no auditório da Casa Manuel de Arriaga, num Sarau Cultural em que foi conferencista a senhora Procuradora Geral da República, Dra. Joana Marques Vidal, que proferiu uma Conferência intitulada “O Acesso à Justiça e ao Direito: uma questão de direitos humanos”.
- Concurso de Presépios e Altarinhos.  Participaram 7 concorrentes (5 presépios tradicionais, 1 original e 1 altarinho), tendo o júri sido constituído pelo Presidente do NCH, Dr. Guilherme Pinto Sousa, pelo Vereador da CMH, Dr. Filipe Menezes, e pela Dra. Maria José Biscaia da Silva.

Outros Projetos em Curso
- Edição do livro “Retratos Sociais da ilha do Corvo (Do povoamento ao século XIX), coordenado pelos Professores Doutores Artur Teodoro de Matos e José Guilherme Reis Leite.
- Índice geral da obra:
Prefácio
I – Introdução geográfica – Carlos Alberto Medeiros
II – O Corvo. Uma história singular e trágica – José Guilherme Reis Leite.
III - Visitas ao interior da sociedade corvina (1660-1896) – Artur Teodoro de Matos.
Cópia dos capítulos de todas as Visitas Pastorais feitas à ilha do Corvo desde 1660 a 1896.
IV – Falar corvino – João Saramago
V – A casa vernácula da Ilha do Corvo – João Vieira Caldas
A obra está no prelo e será uma edição conjunta com a Câmara Municipal da Corvo.

Horta, 08 de fevereiro de 2016.

A Direção do Núcleo Cultural da Horta,
Guilherme Marinho Pinto de Sousa (Presidente)
Margarida Barreto (Secretária)
Francisco António Nunes Pimentel Gomes (Tesoureiro)
Jorge Alberto Costa Pereira (Vogal)

Última actualização a 21.03.2016 Voltar ao topo